domingo, 15 de abril de 2012

Acreditar vs Saber


 Existe diferença entre CRER e SABER.

Crer não precisa de provar, não depende do conhecimento lógico, da explicação elaborada, simplesmente o É. Pode ser mentira ou verdade, não constata um facto mas sim na crença de que facto tenha ocorrido ou não

Saber constata um facto, existem provas, verdadeiras ou falsas, certo ou errado, é o que se sabe.

O problema é quando se acredita que se sabe.....,não sabe o que se sabe, e nem se sabe o que acredita.


Na nossa vida existem coisas mais mais vale SABER do que CRER, outras que mais vale CRER do que SABER. Essa escolha vem do sub-consciente de cada um dependendo da forma como enfrenta a vida.

Muito embora se pense o contrário, a nossa vida actual é uma crença, porque na realidade se sabe POUCO. A crença pode criar factos, mas isso não significa que se sabe. Isso porque a crença muitas vezes subjuga o CONHECIMENTO que é a base para o SABER.

Por incrível que pareça até a mesmo na área científica são baseados em crenças, porque estão muitas das vezes associadas a percepção de quem investiga. Repare que o nosso Norte/Sul é um crença porque se alguém de fora chegar com a nave de cabeça para baixo, o seu conceito de Norte e Sul muda. Darwing e a sua teoria da evolução também é uma crença, partilhada por muitos de nós, assim como a teoria da evolução do homem. Há várias provas que demonstram que ambas teorias só são válidas para algumas situações.
Num referencial do exterior a terra o ET pode muito bem estar a ver assim o mundo. 
A crença está muito relacionada com o nível de conhecimento. Em certos 
níveis de conhecimento há coisas que se SABE e não se CRÊ. Mas isso por si só pode constituir uma bloqueio. Nestes níveis, o que se sabia se continua a saber, mas deixa-se de se Crer............. é, o saber leva também a acreditar.

O mais interessante é o poder que a crença tem sobre o saber. O acreditar, independentemente do que se acredita, permite realizar feitos que somente o saber não alcançaria. Por este motivos muitos brincam e manipulam o SABER para fazer ACREDITAR.

O ACREDITAR proporciona a força para ultrapassar limites do que se SABE, ou se acreditava que se sabia. 


É preciso sabedoria para se escolher no que se acreditar, e muito conhecimento para o que se julga saber.


Sem comentários:

Poderá interessar também..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...