Pensamento destrutivo



Defino pensamentos destrutivos como aqueles que, por alguma razão, sabendo ou não, o temos para nos fazer sentir em baixo, tristes ou mesmo deprimidos.

Existem muito factores, que no decorrer da vida, nos abala, nos faz pensar sobre nós mesmos, ou alguma situação em que nela participamos como sujeito. O resultado do desenrolar destas situações, muitas vezes acaba por nos fazer de alguma forma sentir uma baixa auto-estima ou mesmo nos fazer imaginar coisas que nos podiam magoar.
Será errado isso?

Não, é humano, mas muitas vezes são estes pensamentos que nos vêm à cabeça e são difíceis de os afastar. Geralmente, quanto mais pensativa e imaginativa a pessoa é, maior é a capacidade de criar este tipo de pensamentos. No entanto, é necessário evitar estes pensamentos, porque nos pode levar a comportamentos de paranóia, principalmente em situações envolvendo relacionamentos. Ter um relacionamento em que se vive em clima de desconfiança é o mesmo que que viver numa prisão.

Uma das várias situações que nos levam a pensar assim tem haver com término de relacionamentos, onde, em geral, nos sentimos rejeitados, trocados, até mesmo abandonados. Também acontece quando estamos sozinhos, e achamos que ninguém se interessa por nós. As vezes surge como uma demonstração de baixa auto-estima, mesmo sobre aqueles que a têm em bom estado, sob forma de pensamento negativos, mesmo sobres as pessoas optimistas.

Difícil é evitar estes pensamentos, contorna-los, apaga-los, o mais importante é saber gerir toda esta situação. Em muitos casos estes pensamentos geram incertezas, desconfianças, suspeitas, em que, geralmente, proporcionam um mau estar no relacionamento da nossa pessoa com os outros.

Não existem segredos, nem formas matemáticas, a não ser aquela que existe dentro de nós, que é pensarmos no que amamos, no que nos faz feliz, no que mais bonito temos no coração. E o principal, o mais difícil, "Não julgar" nem a nós, nem os outros.

Comentários

Na maioria das vezes que mergulhamos em pensamentos destrutivos é porque ressuscitamos experiências negativas, lembranças de fracassos ou derrotas. Ainda assim,não vale à pena amputar lembranças, experiências da nossa história de Vida, independente do seu teor. Se forem boas nossas lembranças, elas estarão sempre prontas a iluminar nossos olhos, se forem ruins, mas bem usadas e interpretadas, funcionarão mais ou menos como firmes e adiantados passos rumo ao nosso amadurecimento e à consolidação da nossa força interior.
Bjs e parabéns pelo post!
Ps: Em Portugal ainda não tem meus livros para vender, mas caso você se interesse adquiri-lo, passe-me um email e eu o enviarei até você.
Sim gostaria de ler sim, o meu email ohomem.eamente@gmail.com.

O que disse é totalmente verdade, porque as coisas más devem servir para ganhar experiência e não traumas. Mas também estes pensamentos vêm quando estamos em presença de algo que desconhecemos.
Nós do blog disse…
É um bom texto.

Abraços
Anabela disse…
sabem por acaso o lugar das mãos vazias?
Sabem o lugar da mais silênciosa solidão? Essa caverna de lamber que abre ferida?
Estiveram por acaso tão absolutamente sós que não tivessem um outro alguém a quem pudessem julgar para poderem culpar ou ilibar?
Digeriram por acaso a consequência inexorável do feito? Esse feito que atira o olhar para o mais longe do vosso?
Julgar? Culpar? perdoar?
Tanto conhecimento...
Tanta beleza tem o sofrimento que se faz dela até poesia mas o sofrimento nada tem de poético. Porque o sofrimento não é dois mas um.
Um!
inteiro!
absolutamente consciênte!
absolutamente só!
absolutamente desamparado!
absolutamente amnésico de si!
absolutamente vazio!
Esse, e só esse, é o lugar da dor! o lugar da mais absoluta escuridão onde se tateia a Deus por entre um campo minado...

O resto... bem, o resto é poesia.
Olá o homem e a mente! Vim dar te os parabéns, pela coragens … era disso que nós estamos a precisar, pessoas com sabedoria…
Anabela lindo!

O sofrimento não é poesia, mas a poesia pode ser escrita com base no sofrimento.

Eu tenho um sonho.

Obrigado, e comente sempre.
é disso mesmo que gosto naquilo que fazes e trazes até nós, essa acutilância perspicaz, esse lado real das palavras e da vida porque o que está aqui é um manifesto que pode caber em qualquer cabeça, sbasta ser humano!


forte abraço e mais uma vez tanks pela dica...

bom-fim-de-semana-abraço!

"E o principal, o mais difícil, "Não julgar" nem a nós, nem os outros"
Iana disse…
Ola....

Vim percorrendo até chegar aqui
e achei tudo muito lindo... :)))

Gostei de estar aqui, voltarei com mais tempo e ler-te com atenção!

Ah, quem sou???? Sou apenas uma simples rosa amiga deixando seu perfume e trazendo flores de um jardim colorido e perfumadooo!!!

Rosa amiga
Iana!!!
Iana, li o seu blog, vejo que é uma forma de terapia, e faz muito bem.

Liberte-se desta mágoa, eu sei que não é fácil, mas olhe para o resto que correu bem.

Adoro Rosas ;)
Iana disse…
Caro amigo

Obrigadoooo mesmo pelo doce carinho e por gostar de rosas :)))

"Quero agradecer sua doce visita em "Vidas" muito obrigada mesmo de coração!!! ( Já não há mágoas Uff!!)

Gostei imenso da maneira que comentou "Vidas" sinal que sentiu aquele arrepio e escreveu o que sentia, isso faz-me bem ajuda-me a refletir... Grata de coração!"

Amigo venha conhecer meu jardim
"Vidas" esta neste momento vivendo no silêncio.

Venha junto comigo e os demais amigos(as) cultivar e regar a rosa e as flores lindas e perfumadas que lá exitem...

Será uma honra receber-te :))) vem sentir mais de perto o perfume da rosa amiga... :D
Estarei a sua espera...

Beijos doces da rosa amiga
Iana!!!

PS: Deixei um comentário também no post que convidou-me pra ler... :D
Chá das Cinco disse…
Nós sabemos, digo eu e você, como é importante manter a energia voltada para o positivo.
90% das doenças se instalam numa mente desiquilibrada emocionalmente, deixar com que a mente se nutra dos maus pensamentos,é uma tragédia.
As depressões,os suicídios, as obsessões,as drogas ou qualquer outro vício vem de uma mente negativa.
Não podemos ficar obcecados pelo controle da mente,mas controlando no dia a dia o padrão vibratório,uma vida pode mudar completamente.

Um abraço
Gemária Sampaio
Exacto, por este motivo digo que o importante é saber gerir toda essa emoção e não deixar cair nos pensamentos que nos podem destruir.