Distânciamento Emocional

How to Navigate Your Relationship Through Polarization

Ao longo da nossa vida, vamos tendo contacto com diferente estímulos e experiências de vida que nos abrem outras perspectivas na forma de viver e lidar com as emoções.

Um carácter de personalidade que identifiquei em algumas pessoas que me rodeiam, eu incluindo é a capacidade de se distanciarem emocionalmente de alguém com uma facilidade, como se de um simples papel se tratasse.

Para quem não vive, é algo um pouco difícil de compreender a forma como se chega a ponto de distanciar-se emocionalmente de alguém, ao ponto de que de um dia para outro aquela pessoa já não diz absolutamente nada. Muitas vezes não está relacionado com algo que a pessoa tenha feito necessariamente.

Alguns dos casos de distânciamento emocional, acredito que na realidade são reacções de defesa para combater outros sentimentos. Por exemplo, imagine que está interessado em alguém, e esta pessoa não lhe dá a atenção que suficiente para sentir que possa estar a ser correspondido. Isso gera uma certa ansiedade, e esta ansiedade gera um sentimento de incerteza. Estas pessoas não gostam de lidar com a incerteza, logo ela escolhe por si só acabar com o sentimento como forma de acabar com a incerteza.

As pessoas com estes tipo de postura, são normalmente muito calculistas no que querem, determinados e têm muita dificuldade em lidar com pessoas que sejam contrárias.  Muitas vezes criam expectativas demasiado grandes para quem deixam que se aproxime deles de tal modo que acabam por moldar o outros pela sua influência.

 Outro caso muito comum de distânciamento, tem que ver com a rejeição, não gostam de perder tempo, se são rejeitados, põe imediatamente a pessoa de lado. Não tornam inimigos, mas basicamente cortam qualquer tipo de suplemento emocional, como atenção, conversa, encontros pois na sua compreensão é uma perda de tempo.

Tudo tem que ver com um certo nível de interesse que se tem pela pessoa, e quando este interesse se acaba, ZERO, todo ou qualquer tipo de atenção que anteriormente era dada deixa de fazer sentido.

Pessoas assim tendem a atribuir a todos a sua volta uma determinada hierarquia. Esta hierarquia determina o que podemos fazer e permitimos fazer para certas pessoas. Em geral toda gente faz isso, mas estas pessoas fazem-no de forma muito consciente pois está incutido dentro dos seu core values.  Por exemplo, há coisas que eles não aceitam fazer para amigos ou amigas a não ser que tenham determinado nível de amizade. Fazem uma distinção muito vincada do tratamento que dão a uma namorada e uma amiga. A forma de tratamento varia consoante o ranking e assim também variam os privilégios emocionais.

Numa simples linha de pensamento, a pessoa faz análise e diz a sim mesmo que não vale a pena. E esta conclusão muitas vezes nem tem participação da outra parte. A partir daí, por mais que estejam juntos, a outra pessoa sentirá que o parceiro já não está lá, está com ela mas não está presente emocionalmente. Porque na realidade já multiplicou por ZERO.




Comentários