Querida Mãe

 


Querida Mãe,

Não há um dia que passe sem que os teus ensinamentos não estejam vivos dentro de mim. Não há um dia que não aplique as técnicas de terapia de choque, respostas na ponta da língua, até mesmo a compaixão em ajudar desconhecidos, vem de ti.

Tive a grande sorte de te ter para aprender a ser justo, honesto e equilibrado. Afinal, que Mãe obriga o filho a ir à discoteca, quando muitas lutam para ter os filhos em casa. Que Mãe diz ao seu filho que não pode somente estudar e tem que aprender a fazer de tudo um pouco. Foram e são muitas lições Mamã. Aprendi a ultrapassar as situações, como certa vez, depois de uma boa porrada, a Mamã voltar para com com presente como se nada tivesse passado.

Não é qualquer Mãe que abastece o seu filho com caixa de preservativo e com uma carta que enumerava todas doenças que podia apanhar se não usa-se. Só tu Mamã.

Muitos precisam de várias terapias para ultrapassar o medo de água. A tua mestria em psicologia Africana resolveu em poucos minutos. Tinhas curas para tudo, nem sei onde fizeste este curso. Brinquedo desarrumado no chão, não se precisava falar, bastava começar a varrer, por na pá e lixo.

Juro que até certa idade achava que Bruce Lee era miúdo perto de ti Mamã, os katas que desenvolvias quando me portasse mal eram de mestre. Sem falar de outras análises filosóficas e psicológicas;

a do suspense: - Quando chegarmos à casa vamos acertar as contas,

a motivação: - Às vezes quando temos um objectivo, temos pessoas que nos humilharão pois precisas necessariamente de passar por elas, não te deves abater pelo que elas te dirão, mas sim foca na meta que é o mais importante,

a da tolerância: - Se tiverem a falar mal para ti, enquanto não mencionarem o teu nome, não és tu, mesmo que falarem o teu nome lembra que pode ser alguém que tem um nome igual.

Tive o privilégio de acompanhar toda luta até chegarmos onde estamos, como conseguias com 2 filhos estudar e trabalhar, organizavas a casa, de tal modo que permitia ir mantendo tudo a decorrer. Vi desde das nossas cadeiras de fita, até ao primeiro sofá, televisão etc. Sempre lutaste para que os teus filhos nunca se sentissem deslocados muito menos inferiorizados.

Hoje já adulto, ainda me lembro da tua tecnologia avançada de anti-gravidade, que com um simples olhar se eu tivesse a saltar um muro colava no ar.

Hoje já adulto, valorizo cada detalhe que tens partilhado comigo, que constitui a solidez do meu carácter.

Foi a minha alma que te escolheu para seres a minha Mãe e sabia exactamente do que eu precisava para desenvolver. És a Mãe perfeita para mim, com todas as tuas virtudes, defeitos, falhas, pois é o que precisava para desenvolver o meu carácter. És uns dos motivos pelo qual trabalho muito, pois um dos meus sonhos sempre foi poder levar-te a assistir um Óscar.

Não há palavras suficientes para descrever o teu papel na minha vida, daria um livro, mas acho que o parágrafo seguinte é a Mãe de todas as palavras que poderiam ser ditas.


EU AMO-TE MAMA

Comentários

Amei. Muito lindo. Saiu da tua alma. Que Deus te abençoe.Que passes esses ensinamentos aos teus filhos. Bjs
Anónimo disse…
Bravo sobrinho 🥰