Compreensão vs Aceitação

Aceitação da crítica e satisfação no trabalho

É comum no que é a nossa experiência de vida, vivermos situações que nos causa dificuldade em aceita-la. Esta dificuldade em aceitar acaba muitas vezes nos aprisionar num loop para tentar compreender o que se passou.

A necessidade de compreensão de tudo, nada mais é do que a necessidade do ego em tentar controlar ou impor crenças sobre o que simplesmente É.

O nível a que conseguimos compreender algo, está directamente associado a como aceitamos o que nos é apresentado. 

Como seres Humanos, tendemos a projectar-nos sobre qualquer situação com o nosso julgamento, credos e experiência de vida, de modo a que possamos compreender o sucedido.

Qualquer que seja projecção sobre um acontecimento do nosso julgamento, credo e experiência de via, nada mais é do que uma interpretação. 

Esta visão chega a ser confusa, pois pode pensar que existem ocasiões onde o acontecimento é partilhado por várias pessoas e elas compreendem o que está a passar.  No entanto pergunto, quantas vezes os próprios sujeitos têm a aceitação do que são, para perceberem a si mesmo, ao ponto de aceitar ou não o julgamento de si próprio? Vemos muito das situações com as emoções.

Quantos são aqueles que conseguem de facto admitir/aceitar o que sentem? Se aceitar já é difícil, imagina compreender o que sentem?

Imagine alguém aceitar que é conflituoso e que por causa disso compreende que em situações que possam geral conflito deverá afastar-se. É algo raro e difícil.

A aceitação puxa o indivíduo para a compreensão, logo, para melhoria de si mesmo, pois ela não impõe os filtros construídos pelas suas crenças.

Para atingir este nível é necessário que o indivíduo aceite a si mesmo, consiga afastar-se do acontecimento ou olhar para si mesmo como se de uma terceira pessoa se tratasse.

Jamais compreenderá algo que não aceita, mas pode sempre aceitar algo que não compreende. 

Comentários