Adolescência : Uma Metamorfose de Sentimentos


Hoje a ver os meus seguidores decidi escrever um pouco sobre o tema no título. Este tema é do blog http://kalenivski.blogspot.com/.

De facto a adolescência é um período confuso para qualquer ser Humano que não tenha alguma orientação. A metamorfose de sentimentos vem precisamente na incapacidade de a entender e a exprimir. Esta confusão ocorre principalmente pela quantidade de estímulos exteriores que recebe o jovem, a TV, publicidades, filmes, família, todos que estiverem a volta do jovem.

Actualmente para ajudar o jovem, tem que se ser mais do que um pai, é necessário ser um guia, para conseguir verbalizar emoções e principalmente ensinar que faz parte da vida sentir estas emoções. Na verdade, nem mesmo os adultos actualmente têm capacidade de perceberem as suas emoções, dado a quantidade de EGO que os absorve diariamente.

A metamorfose começa principalmente com alguma insatisfação em relação aos pais. É esta fase de muitos conflitos, discussões etc, naturalmente este tipo de situações varia de família para família, não retratando uma amostra global. A passagem pela adolescência está muito relacionada com a convivência com a família. Com abertura em mostrar emoções, falar, sentir, até mesmo discutir.
Esta é a fase que o jovem começa por afirmar-se, mas muitas vezes é desviado não para ser o que ele é mas sim o que o exterior diz que deveria ser. O jovem precisa de se centrar, para tal é necessário aprender a estar consigo mesmo e a interpretar as suas emoções.  Muitos jovens por carência tendem a fugir ao amor ou a entregarem a ele de forma desequilibrada, normalmente é consequência de baixa auto-estima e confiança. Têm necessidade de se sentirem aceites e por isso entram em grupos ou mesmo amizades que muitas vezes não são benéficas. Isso pode ser evitado se de pequeno se construir uma boa auto-estima, se passar valores.

O pior sentimento do adolescente é o MEDO, não tanto do exterior mas do seu próprio interior. Tem medo de mostrar certas emoções como amor, expondo muitas vezes a máscara de má como mecanismo de defesa. Muitos cospem no prato que comem, falando mal dos seus pais pelo desentendimentos que têm. Muitos entram em depressão, conflitos, quando tudo isso se resolvia com um amigo com maior compreensão. Alguém capaz de fazer perceber o sentimento, passar outra forma de pensar e observar a mesma situação.

Muitos adolescentes vivem em auto-destruição como forma de magoar os pais. Essa é da maior estupidez que pode fazer isso porque ele estará a condicionar também toda sua vida de adulto.

Para finalizar é preciso saber que o SENTIR nem mesmo adultos o conseguem perceber. Achar um bom guia, uma pessoa com maturidade suficiente, é bom porque tem muitas vezes uma visão mais ponderada da situação. Resumindo, se nasceu agora, tente aprender com os que nasceram primeiro para ter um guia.


Comentários

Gostei bastante do seu blog muito legal....Parabéns!
Muito obrigado, volte sempre e comente, assim também poderei aprender outras formas de pensar.
Deve ser o primeiro texto que li que realmente se identificou com a adolescência... Os outros são todos mais do mesmo, a dizer o que os adolescentes já sabem e já conhecem. Este texto sim, relata bem a natureza e dinâmica da adolescência! Quero ler mais! Obrigada!
Muito obrigado. Aproveite a leitura, espero que ajude de algum modo.