Cargas

Bem vai ser o 1º post de 2012. Falemos sobre cargas, neste caso falemos sobre os vários tipos e cargas que o ser Humano carrega na sua vida. Cargas emocionais, físicas, responsabilidades excessiva, stress entre outras cargas.


É necessário realçar desde já que tudo isso é escolha, e essa escolha depende da forma como olha para si próprio como projecto de vida. No nosso dia-a-dia, existe uma grande necessidade de correr atrás dos bens materiais dado que nesta sociedade materialista, não ter máteria representa não existir. Muitas pessoas carregam muitas cargas na vida, reclamam sobre stress, mas não se apercebem que na realidade eles são os próprios responsáveis desta situação. Boa parte das vezes começa por não ter capacidade de dizer não, ou até mesmo definir como prioridade interesses próprios.



Um exemplo, é o trabalho excessivo que muita gente despende para poder pagar uma casa que na realidade nunca está presente. Muitas vezes comprasse coisas que o seu pagamento por si só não nos deixa dormir sossegado por ter feito crédito. Pode dizer que precisava, mas a pergunta é, será que realmente precisava? Será que este objecto vale todo stress que tem, só para o ter, e poder dizer que o tem?

O mesmo acontece quando fazemos coisas não porque é o nosso objectivo mas porque temos que satisfazer expectativas de outras pessoas como pais. Muitas vezes são nossas próprias criações ao achar que temos que ser responsáveis pela responsabilidade dos outro que nos tira a PAZ interior, a insegurança nos faz querer, por exemplo, proteger sempre o filho, e isso por si só se reflecte como sendo uma carga tanto para pessoa como para o filho em si. 
É engraçado como muitas pessoas pagam por luxo que não usufruem, têm uma piscina a qual raramente nada, uma grande casa que nunca está nela, tudo porque tem que trabalhar para pagar tudo o que tem. 

Actualmente passamos a vida toda a trabalhar para acumular dinheiro para pagar as doenças que o trabalho criou. Quando temos vitalidade na vida e que devíamos explorar o mundo e não quando a velhice e doenças já assolam o corpo.

As vezes a obsessão em ter, controlar ou quer certas coisas, nem nos deixa sequer descansar, e lamentamos que estamos cansados, mas não temos consciência que tudo isso é causado por nós mesmo, porque temos pouca capacidade de soltar cargas. 
O maior obstáculo em soltar as cargas são os nosso polícias do dia-a-dia. Quem? Os amigos e conhecidos,  que irão criticar, apontar e julgar porque você tomou isso e acham que devia ser assim ou assado. Muitos vão achar que está louco, mas isso muitas vezes é tudo uma questão de perspectiva.

Muitas vezes ter menos representa ter muito, porque tem muito mais vida. Para se ser livre é preciso de soltar  de determinadas dependências e dar prioridade ao nosso bem estar, e paz de espírito também. Para tal é necessário o equilíbrio.

Comentários