O medo como factor de segurança


Neste tema pretendo falar um pouco das pessoas que possuem os seus medos e pretendem muitas vezes liberta-los mas têm dificuldades. A maior dificuldade está no medo de perder o medo, hehehe, é engraçado, mas passo a explicar. 

O sentimento de medo funciona para muitas pessoas como fator de segurança, e o conceito de perder o medo para esta pessoa, ao contrário de estar associado à liberdade ou a segurança, está associado ao vazio. Neste sentido a pessoa que tem o medo como fator de segurança, precisa senti-lo para se sentir seguro. A noção de perder o medo para estas pessoas, cria o medo de achar que não está a ver o perigo,que na realidade é a substituição de um medo por outro.

Normalmente esta necessidade de sentir medo para se sentir seguro é usado como capa para problemas mais profundos que não se quer pensar neles. Daí, a eliminação do medo deixa um vazio que faz com que a pessoa olhe para suas emoções mais profundas. 

Se pretende libertar o medo de ficar sem medo, procure o que realmente este esconde por detrás.


Comentários

Lirium disse…
"O sentimento de medo funciona para muitas pessoas como fator de segurança, e o conceito de perder o medo para esta pessoa, ao contrário de estar associado à liberdade ou a segurança, está associado ao vazio."

Isto é verdade. E até é muito lógico e normal. São sobre todos as pessoas que precisam de controlar as coisas que são afectados por este tipo de medo. São eles que sempre querem saber o que vai acontecer, o como e quando. Então para soltar o medo eles precisam de saber o que vem depois, mas isso é impossivel. Portanto sentem muita resistência ao soltar.
Mas podemos aplicar isto a qualquera mudança. Uma pessoa que tenta mudar uma caracteristica dela, sabendo que esta caracteristica a faz infeliz, tem dificuldades em fazê-lo, porque não sabe o que vem sustituir.

Eu propria já passei por isso, soltando muitas coisas minhas que eu vi como a minha identidade. Que dificuldade que eu tinha em fazer isso!
Agora eu vejo as minhas amigas passar pelo mesmo processo e me deixa emocionada. Porque mesmo que as vejo 'lutar' agora, eu já sei o que eles ainda não sabem; que passando isto tudo, há um ainda mundo mais bonito. :)
As pessoas se escondem atrás de seu medo, porque é sempre desagradável olhar o seu reflexo real no espelho e ver cousas que lhe farão sentir mal e repensar.
Sabujo disse…
Parabéns pelo blog. Me identifico profundamente com os temas abordados aqui. Sou um estudante da mente humana e também do que há por trás dela, e me sinto feliz por descobrir essas afinidades com meus irmãos. Grande abraço.
Muito obrigado

Sabujo se escrever estarei interessado em ver também o que escreve sobre o assunto.