O Amor


O amor é uma energia abstracta, que não tem rosto, muito menos matéria.
o Amor existe no seu estado puro de forma incondicional.
o aMor puro existe para partilhar e não para dar ou esperar receber.
o amOr não é sentimento de posse, nem controlo.
o amoR é liberdade para que possa haver partilha.

Desta energia abstracta se proporciona felicidade sem conta nem medida. Na sua forma mais pura se manifesta pela GRATIDÃO, ACEITAÇÃO e pela manifestação  mesma energia.

Ao contrário do que é impingido pela sociedade, a forma de amar e relacionar com este sentimento, este sentimento NÃO É UMA PRISÃO, DEPENDÊNCIA e muito menos EXTERNO . O Amor é uma energia que pertence a cada um e não se dá, partilha-se. Existe muito o conceito de que amar é preciso sentir falta ou depender de. Para amar realmente não pode estar dependente de alguma forma do que for e de quem for. É necessário primeiro descobrir o AMOR PRÓPRIO antes de poder partilhar amor, porque senão não amará mas sim irá confundir a dependência com amor.

O amor é uma energia interna, abstracta, porque não tem forma, feitio, nem matéria, o amor simplesmente É. Tal como ela é, nos relacionamentos, quando se ama alguém, partilha-se esta energia com a pessoa amada, NÃO SE esta  energia, PARTILHA-SE. Assim, se o relacionamento terminar, é esta partilha que termina, mas o amor está sempre com cada UM.

A forma contraída e possessiva que actualmente a sociedade implanta o amor, é muito baseada no MEDO, o que torna a relação insegura. Esta insegurança também está muito relacionada com a auto-estima, porque  muitas delas não se acham o suficiente para o que for. Frequentemente neste tipo de relacionamento existe sempre um parceiro que anda atrás do outro, o amor não é assim, no amor ninguém precisa andar atrás, e por existir partilha, o individual não deixa de existir, mas existe uma trilha que é comum e partilhada, essa trilha é o AMOR INCONDICIONAL.

Muita gente procura a ALMA GÉMEA, e muitas vezes o relacionamento com sua alma gémea não é FÁCIL. O que muitos não sabem é que o encontrar alma gémea não significa que tenha que ficar com esta pessoa, mas muitas vezes estas aparecem simplesmente para aprenderemos algo relacionado sobre si mesmo. Muitas vezes a relação com alma gémeas é tão atribulada, que, ao INVÉS de AMOR e HARMONIA, se vive em constante SOBRESSALTO. Ora como a pessoa acredita que é sua alma gémea, não larga o pote.

Todo aquele que sente necessidade de dominar o seu parceiro,  é inseguro não só sobre o outro mas também sobre si mesmo.

O amor no relacionamento não é tomada de posse,  muitos são aqueles que assim o consideram. Também existem aqueles que tentam isolar o parceiro do mundo, amigos, família, tudo isso são formas de CONTROLO e de PODER, e não é AMOR. Normalmente quem vive essa situação vive porque tem MEDO da mudança, ou acredita que não encontrará MELHOR ou mesmo tem pouco AMOR PRÓPRIO para sentir que merece ser BEM TRATADO e que o está a viver NÃO É AMOR. É estratégia de muitos homens por exemplo tentar prender usado meios financeiros e daí convence a mulher que não deve trabalhar, ou a faz sempre acreditar que não consegue fazer NADA e NÃO SERVE PARA NADA.

A FALTA de amor na nossa sociedade é tão grande que quando se fala em LIBERDADE  a primeira coisa que vem à cabeça é ASSASSINATO. Praticamente ninguém na sociedade actual  quando se refere a LIBERDADE pensa em AMOR.

A TV alimenta a noção de que AMOR é a relação entre duas pessoas, o romance,  as mágoas e sofrimento, mas o AMOR é muito mais do que isso,  nem mesmo as religiões pregam o AMOR, a maioria imputa o MEDO, CULPA para manter fieis sob seu controlo. Actualmente muitos padres têm mudado a sua abordagem em relação a mensagem que querem passar para os fieis e isso tem gerado controvérsia no seio dos mais altos cargos religioso, isso é o DESPERTAR.

AMAR  a si próprio é dos primeiros passos que se pode dar, ninguém pode AMAR DEUS (o que for que acredite) se não AMA SUA CRIAÇÃO.

Erradamente é nos ensinado que não devemos AMAR A NÓS MESMO, e nos é incutido um sentido de culpa em relação a isso, nos obrigado a nos sentir sempre inferior. Ao contrário do que se diz aquele que se AMA  realmente não se sente superior ou inferior, mas tem maior capacidade de PARTILHAR esta energia.


AMOR É INCONDICIONAL

Comentários

Gostei da teoria das almas gêmeas. Se eu for ver por esse ponto de vista, já encontrei muitas almas gêmemas ao longo do meu caminho até agora.
Anabela disse…
ah o amor...
se te eu perguntasse o que efectiva o amor no dia a dia que me responderias?
Anabela disse…
hummm :)
ah a liberdade...
se eu te perguntasse o que efectiva a liberdade no dia a dia que me responderias?
Anabela disse…
amar não é viver livre embora seja preciso ser livre para amar.
o amor concretiza-se nos pequenos gestos diários de tolerância e solidariedade com o outro.
Para ver grandeza no pequeno é preciso ser livre, livre de qualquer preconceito, livre do preconceito de que o amor é grande e magnânimo. Pregar botões, passajar a camisa preferida, colocar uma rosa num solitário, apertar a mão num momento difícil, compreender o silêncio e a palavra... gestos tão pequenos que concretizam o amor no dia a dia das escolhas livres

um beijo amigo
Liberdade, CRIAR e Expressão.
Também concordo tua definição Anabela
Anabela disse…
não defino o amor. procuro-o. todos os dias o percepciono diferente. A vida é vazia sem a percepção diária do amor. Mais do que dizer que amo procuro amar no concreto do dia a dia, sobretudo a mim mesma; - o mais difícil.
Sónia Caires disse…
O Amor é transparente
O Amor é liberdade
O Amor é o infinito
O Amor é Beleza...
Lisa disse…
Amar, verbo intransirivo.
Anónimo disse…
Gostei deste post, está aqui tudo o que devíamos aprender.
Obrigado, brevemente haverá mais posts. :)
Bete Soares disse…
Poucos sabem a verdadeira natureza desse sentimento...
Por isso há tanta dor, ressentimento, mágoa...
Ainda engatinhamos nessa seara...
Um grande abraço.
Adorei o post! Penso exatamente assim.
bj grande