Gurus, mentores e líderes



Em conversa com alguns amigos, muitas vezes perguntam, quando falam de gurus, ou mesmo de pessoas que estejam envolvidos no desenvolvimento espiritual, como saber se são verdadeiros ou não.

Seja qual for o líder, embora este estatuto não deva existir, é necessário que a pessoa que ouve não oiça somente a mensagem verbal, é necessário que a pessoa oiça a mensagem não verbal, ou seja, sinta se o que ali condiz realmente com a sua verdade.

O verdadeiro Guru respeita o livre arbítrio e normalmente nunca diz que o sigam, ele não exerce poder sobre seja lá quem for, não dirá para fazer, sugerirá as várias possibilidades do que pode fazer a quem busca pelo seu conhecimento.

Ele não precisa de notoriedade e reconhecimento para alimentar o ego, isso porque o seu ego já é alimentado pela simples "Gratidão" do "Ser". Ele não tenta convencer seja lá quem for, porque ele sabe que não basta ouvir,o mais importante é sentir o ensinamento no coração.


Estas pessoas não julgam e muito menos manipulam. É necessário ter particular atenção a manipulação. Porque estes funcionam como os falsos pastores, que aproveitando da fragilidade da pessoa e a manipulam e controlando suas vidas. O verdadeiro, para as pessoas frágeis, não as manipula, mas as indica o caminho que existe dentro delas, diz para ir buscar a resposta dentro dela, ajudando essa pessoa a conhecer o seu "Eu".

Muitos julgam que o facto de cobrar dinheiro faz dele mentiroso, só esquecem que essa pessoa continua ser um ser Humano, até porque o problema não está no dinheiro, mas sim nas pessoas. Ao contrário do que as pessoas querem pensar, principalmente por consequência da Igreja Católica, um Guru não é um santo, mas é sim uma pessoa com um nível elevado de consciência e de espiritualidade. Até porque, o que é um santo no verdadeiro sentido da palavra?.

Resumindo, não se limite a seguir, ou ouvir o que se diz, mas em sentir a energia libertada das palavras, e aí o seu coração irá dizer se é verdadeiro ou não, e lembre-se em não julgar, o Guru até pode ser falso, mas a mensagem ser verdadeira e vice-versa .

Comentários

Meu gurú tem sido eu mesmo. Não sei, acredito que existam pessoas mais sábias do que outras, com mais experiência de vida que outras, mas sinceramente acho que gurú é uma coisa sei lá, prepotente demais.

Talvez eu esteja falando isso por estar passando por um momento de extrema falta de fé e desilusão com os humanos, mas enfim, pode ser que amanhã eu mude de idéia.
Chá das Cinco disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Chá das Cinco disse…
Adorei o post!
Muita gente procura os "gurus" escondido com medo das criticas.
E os que gostam e assumem, querem ser atendidos de graça,mas esquecem que eles precisam sobreviver.

E que o trabalho espiritual requer materiais que tem um custo no mercado, como eles fariam de graça?

Temos um sábio interior, muitas vezes já temos todas as respostas só não acreditamos em nós mesmos.

Eu tenho o seguinte pensamento, quando estou no caminho certo ou tenho que optar por algo, sinto um grande incomodo no meu coração, a minha alma sinaliza.

Quando não estou num bom caminho, a minha alma parece fritar a minha carne, saio do caminho ruim e tudo volta ao normal.

Quando estou no caminho certo, sinto como se eu estivesse nas nuvens na hora da minha decisão, consigo até sentir um cheiro delicioso no ar quando tomo a decisão certa.

Aprendi a decifrar o que é bom para mim.

Um beijo meu irmão
E assim deve ser devemos ouvir a nós mesmo, mas se este nós está em conflito nunca é demais em procurar ajuda.
angela disse…
Uma reflexão importante. Humildade mas não submissão
vem conhecer o meu tambem...
conheci o seu e adorei... adorei a frase o meu trabalho é viver isso deveria ser regra, mais claro viver bem... vou adora see vc visitar o meu tambem e deixar eu saber que vc passou por lá... sheilinha fernandes.
ora aqui está um tema, mais um, interessante. por vezes o saber está cá dentro mas necessitamos de uma segunda pessoa para o despertar, não sei, confesso, é de facto, curioso, o ser humano tem infinitas posibilidades, há que usar!


forte abração de estima e de muita amizade amigo!!
Betecsoares disse…
É, este é um tema interessante. Não acho que exista fórmula. Cada caminhar é diferente, e cada um está em um nível diferente de frequência.
Vivemos numa dimensão muito pesada e que nos força a estar ligada quase sempre ao Ego, pois nos reforça a certeza do aqui e agora: porém não somos só corpo, e ter essa experiência do Encontro com o Eu Divino é uma tarefa assaz complicada. Por isso quando sentimos esse despertar necessitamos de uma outra visão mais esclarecida para termos fé no que não conseguimos dimensionar.
Eu, especificamente, continuo aprendendo muito com leituras, com o olhar de cidadã planetária e com os ensinamentos de quem já caminhou bastante.
Acho que quando você respeita o Próximo seus canais se abrem e você acaba encontrando seu Mestre Interior.
Um grande abraço.
Chá das Cinco disse…
É meu aniversário, eu vim aqui te trazer um pedaço do meu bolo virtual.
Bjs
Feliz aniversário minha amiga, muito obrigado pelo bolo, senti o doce da amizade. Feliz aniversário e que
no próximo aniversário encontres a última peça da tua felicidade, sim porque tu a mereces, basta
deixar que a vida de possa oferecer de coração aberto.
Beijo grande.
J. Marques disse…
Istoé a mais pura verdade, e por não terem esta noção muita gente cai em qualquer truque. Em minha rua virou febre um programa de pc do meu tio que nada mais é do que uma brincadeira de guru, em que a gente faz uma pergunta e enquanto digitamos a pergunta, já escrevemos a resposta. Começou como brincadeira e agora todo mundo acha que tudo o que é respondido é a mais pura verdade, eo engraçado que o que meu tio fala sóé o que eles querem saber ou o que todo mundo darua sabe.