Emoções


Um dos maiores desafios do ser Humano
é conviver com suas emoções mais íntimas
e conjuga-las com a dos outros.

Comentários

Marinka disse…
Amigo,

Não sei se realmente concordo com a palavra 'convivir'. A mi esa palabra parece dizer que tens as tuas emoções e que deverias aprender a vivir con elas en vez de gerir-as.
O que quero dizer com isso. As emoções não são nada diferente que uma reacção ante uma situação. Quando tu vais analisar as tuas emoções, sabrás que tipo de situação provoca que tipo de emoção e a partir de aí podes começar uma pesquisa detro de ti, porque riages de tal forma. Uma vez encontrado a causa, ai podes solucionar e assim as tuas emoções vão mudar também. Porque muita gente se confundam em pensar que eles são as suas emoções, más não são!
O meu vocabulario do Portugues ainda não é o suficente para dizer quel sería a palavra adecuada, mas eu acho que o 'convivir' não é certo.

:)
O sentido de conviver é precisamente no que referiu. O conviver ao contrário do viver implica interacção, inclui o bem e o mal, ou seja, é qualquer que seja a interacção ou reacção que se tem em relação a determinada emoção.
Catia Graça disse…
As emoções sao algo de precioso, é o que dá sentido às coisas.

Por isso muitas pessoas e até eu por vezes, recuso sentir, ou pelo menos tento... mas em instantes logo me arrependo porque os momentos sem serem sentidos nao têm sabor...

Desde os meus 16 anos que percebi que viver as coisas com emoção e partilhar o que se sente é um dom que todos temos mas que cada vezes menos o utilizamos, ate porque cada vez mais deixamos de saber como utiliza-lo, ou nunca soubemos.

É preciso alguma inteligencia emocional para encontrar o equilibrio, e sem duvida que essa inteligencia nos prepara a estarmos bem connosco e com os outros.

Este equilibrio está na base de tudo, e ao conseguirmos estabelece-lo as coisas tornam-se bem mais bonitas.

No entanto, esse equilibrio nao se consegue e "pronto ja está", é conseguido mas tem de ser trabalhado diáriamente, conforme as emoçoes e a evolução que vamos tendo a nivel interior.
Por vezes o facto de não entendermos as nossas próprias emoções nos põe em conflito com os outros.
Conhecer e respeitar as próprias emoções acredito ser o primeiro passo para tudo. Quanto mais conheço meus traçados, meu íntimo, mais pronta estarei para conviver e compartilhar emoções. A gente não deixa de ser nem por um instante e se sei sobre minha forma de ser e reagir me tornarei uma ótima companhia pra mim mesma e terei dado, como disse a princípio, o primeiro e mais importante passo para compartilhar e prosseguir no eterno aprendizado que é viver. Obrigada pela visita
bjs