"Enxuga-me as lágrimas"



A poucos dias quando saia do Centro Comercial Vasco da Gama, e deslocava-me para paragem do autocarro, vi uma senhora que chorava amargamente. Foi estranho, confesso, mas desloquei-me até ela, pondo a minha mão sobre seu ombro, perguntei o que se passava.

Naquele momento a senhora voltou-se. Disse-me que não lhe tocasse, mas que lhe perguntasse o que se passava. Aliás, repetidamente dizia: "Pergunta-me o que se passa, pergunta-me o que se passa, por favor".

Fiquei chocado, pois via-se pelas lágrimas, como pelo desespero do choro, que alguém a magoou profundamente. Quando voltei a questionar porque chorava, respondeu:

- Um homem desgraçou a minha vida, acabou com a minha vida! - disse ela.

Bem........eu fiquei.....mais chocado ainda, porque perguntava-me o que mau poderia ter acontecido para ela estar tão desesperada. Então eu perguntei o que se passara. A mulher, segurou-me nos ombros, encostou a cabeça ao meu peito, mas não disse nada, tirou um lenço.

Levantando a cabeça, enquanto chorava, entregou-me o lenço e disse:

- Enxuga-me as lágrimas, enxuga-me as lágrimas , por favor! - Pediu ela.

Confesso, fiquei perplexo com o pedido, mas ainda assim o fiz, mas quanto mais limpava, mais lágrimas jorrava, como se de uma veia cortada se tratasse. Mas a mulher não parava de pedir que lhe enxuga-se as lágrimas, mesmo estando eu a enxugar.

Este foi o último momento que tive com ela. Subitamente ergueu a cabeça e despediu-se de mim com um simples:

- Deus lhe abençoe! - disse ela, dando as costas e indo embora.

Confesso que fique chocado com o desespero com que ela chorava, foi triste.

Comentários

Ana Corrente disse…
Epah , ve la se foi alma do outro mundo.Primeiro nao podias toca-la, depois ela encosta a cabeca dela no teu peito.O mais frustrante disso tudo 'e de nao saber o que aconteceu.Ao menos que contasse, fiquei curiosa,pensei que viesse um assunto dos quais se deixa a boca aberta, mas nao, ela fez o favor de nao contar...mas pronto...'e aquela...enxugaste as lagrimas de alguem.Todo mundo precisa de um alguem para enxugar as nossas lagrimas.Hoje uns amanha serao outros.Kandandos!
PGA disse…
Fizeste o melhor.
Por certo ela não quiz maçar com os seus problemas.
Eras também um desconhecido que teve um acto de bondade.

Talvez um dia a reencontres. Talvez ela te venha agradecer no meio da multidão. Pondo também a sua mão no teu ombro.

Gostei do post.
Kanimambo
Pois eu também achei muito estranho, fiquei sem saber o que acontecera, mas a tristeza dela era muito profunda
Por acaso há muito que não vou ao c.c V.Gama, e ainda hoje estive no Colombo. em relação ao texto, só de ler fiquei comovido e curioso - imagino que tenha sido de facto, algo de estranho e... incómodo - qual seria a razão de tanto choro? ficamos sem saber...
algum amor mal resolvido?
suponho!


forte abraço, amigo!
Confesso que fiquei com a mesma curiosidade, porque vendo tal sofrimento e desespero deve ter sido algo de grande valor que ela perdeu. Não sei porque motivo mas sou muito sensível a tristeza dos outros, facilmente consigo reparar tais estados de espírito.
Anónimo disse…
.. O k mais me intrigou não foi a história em si.. pk com o rumo com que as coisas têm estado a tomar, será mais frequente vermos esse tipo de situações... Nem que seja devido:

A hipoteca da casa,
O filho que está metido na droga,
O homem que a trocou por outra,
(...)

Para mim,o mais fascinante sem querer tirar o mérito ao justo sofrimento da Srª, foi a forma como conseguiste transmitir a situação, por momentos achei que fosse fantasia da tua cabeça.. mas, por segs. consegui colocar-me na tua pele, e senti uma angústia no peito, uma incapacidade tal, que só com bastante sangue frio se consegue desbloquear..

Desejo profundamente que este tipo de situações não se repitam... Pk o mais doloroso, chega a ser a impotência perante a dor alheia.

... Ps. Tiveste uma atitude louvavel ;) xis**
Não faço ideia porque motivo sou muito sensível a tristeza dos outros, rapidamente capto quando as pessoas estão tristes.