Mulheres e Amizades


Tenho vindo a observar nesta minha curta vivência que as mulher em geral têm maior dificuldade em manter amizades. Hoje pretendo escrever um bocado a minha percepção sobre o assunto.

A mulher é um ser muito sensível, e esta sensibilidade dela faz com que muitas vezes, quando ainda não sabe fazer gestão emocional, projecte tudo o campo emocional. Isto tem impacto principalmente no trabalho, onde qualquer crítica no contexto do trabalho e levado como uma crítica pessoal.

A maior dificuldade das mulheres em manterem certas amizades é levarem muito facilmente coisas à peito. A complexidade destas relações, entre mulheres, advém também do facto de que a maior parte das mulheres têm um problema de auto-estima qualquer. Já viu aquela mulher que vocês acha linda, e se apaixona? Pois, provavelmente ela se acha feia.

Existe na mulher um sentimento de não ser suficiente, uma auto-estima interna que é sempre abalada em comunicação verbal.

Se reparem, muitas mulheres dizem que preferem ter amizades do sexo oposto, isso porque evita vários problemas. Isso ocorre porque a vibração emocional do homem e da mulher são muito diferentes. Já com as mulheres esta vibração muitas vezes repelem. Quando as vibrações são muito semelhantes, esta relação de amizade está sempre cheio de, intrigas, discussões, que vão e volta ao longo do tempo.

Esta problemática ocorre muito nas relações de sogra e nora, entre outros parentescos conjugais.

A mulher é um ser que por natureza absorve tudo, ela facilmente se culpabiliza. Muitas vezes ela faz um almoço, e já vai adiantando o que pode estar mal. Isso é típico de falta de confiança. E esta falta de confiança afecta muito na sua comunicação.

Quando comunicamos com alguém, não são só palavras que viajam para outra pessoa, mas também é todo um conjunto de intenções e emoções que são depositadas no verbo. Quando recebemos o verbo, e não obstante existir tudo que carrega, existe do nosso lado, as nossas emoções, medos, humor entre outros factores que irão influenciar a recepção da mensagem, independentemente das intenções no envio do verbo. Ora, com todos estes processos, num ser sensível como a mulher, é comum que tenham uma maior ocorrência de mal entendidos, não ter gostado de um comentário, não ter gostado da cara etc etc.

As mulheres que têm mais auto-confiança, conservam melhoras a amizades em geral. Atenção que quando me refiro a auto-confiança não estou a retratar aquelas que aparentam ser muito confiantes, mas sim aquelas que estão de bem consigo mesma, independentemente do que eles representem.
Estas mulheres, mais confiantes por natureza, não são facilmente abaladas por mal entendidos, comentários, principalmente por micro expressões corporais.

Comentários

Liliana Cabral disse…
As mulheres sabem o que são, como podem ser matreiras e ardilosas. Elas percebem muito bem as intenções das outras mulheres, mesmo sem se falarem. Os homens não. Então fica mais fácil falar Com um distraído, que está interessado em outras coisas, do que com uma mulher que quer competir connosco. Ponto 1!
As mulheres se gostam da pessoa, reagem de certa forma. Se não há empatia logo a princípio, seja por que motivo for (e a mulher acredita muito no seu sexto sentido), muito dificilmente mudará de opinião. Ponto 2
Da mesma forma que os homens querem conhecer mulheres, as mulheres querem conhecer homens. Então, naturalmente a mulher vai preferir estar com pessoas que a entendam, ou fingem que o fazem, pessoas que não estejam a competir com ela, ou até com pessoas que as desejem (homens, no caso) Ponto 3
Devem haver mais pontos, mas eu paro por aqui.
Não sinto que me enquadro na parte da auto confiança, mas de facto, as minhas amizades verdadeiras são pouquíssimas, na base dos 50% de cada gênero.
Quanto ao levar a peito, se eu sinto que pessoa X não está a ser transparente comigo, porque teria que forçar a convivência?
Boa noiteeeeeee! :-)
Unknown disse…
As minhas verdadeiras e poucas amizades são maioritariamente mulheres, mas com estes meus alguns anos de vida e ao longo da minha vida pessoal e profissional vou-me deparando de como o Ser Humano pode ser egoísta e egocêntrico, infelizmente algumas mulheres têm a capacidade de serem calculistas.
A mulher nem sempre aceita a aproximação de uma outra mulher genuinamente, acha que será uma ameaça, seja lá ao que for(falta de auto-estima), o mesmo não acontece quando a aproximação é feita por uma pessoa do sexo oposto, mas só pela razão de que a maior parte dos homens são genuínos.
Mas no geral, nós temos de estar com quem ajudar-nos-à a crescer como pessoa, sejam estas amizades duradoura ou alguém que esteja de passagem na nossa vida...
Adorei os comentários, é sempre bom ter outros pontos de vista para aprender.
Obrigado
Anónimo disse…
Mais atenção à ortografia.
É verdade. As vezes a hora que escrevo e dado o processo que passo não há ordem somente o descarregar. Mas algumas coisas são intencionais. Falo no caso de ordem das palavras e das pausas. Obrigado pela advertência com tempo revejo.