A Cultura do Heroísmo


O nosso mundo é cheio de dualidade, de situações dúbias e de falsas boas intenções.

Actualmente vivemos uma fase de mudanças no mundo, e esta fase trará muitas verdades à superfície. Pretendo falar um pouco da Cultura do Heroísmo. Algo que está cada vez mais patente, principalmente nos filmes, que são na realidade máquinas de propaganda. Quero falar principalmente do "Tipical American Movie".

O TAM tem sempre o mesmo enredo, melhor a massa do bolo é sempre igual o que muda é o melaço. Nestes filmes existe sempre 1 Americano, que vai para outra parte do mundo, lutar o suposto "Bad Guys". Este personagem sozinhos mata tudo e todos, sim, porque ele é o bom e os outros são os maus. Este  conceito não se estende unicamente para os filmes, vê-se o mesmo conceito a ser apresentado em desenhos animados (Cars 2), sem documentários como National Geography. A ideia é sempre uma luta do bem contra o mal.

Este texto não é uma crítica, mas sim uma constatação, reparemos que EUA é o país com maior número de Super-heróis (Banda desenha), todos para defesa dele mesmo. Para quem já viveu em países Comunistas da Europa do leste, poderá fazer uma analogia exactamente a propaganda massiva deste sistema governativo. A actual democracia praticada em muitos países nada mais é do que um versão comunista mas num nível superior. Até porque a única diferença entre o comunismo e o capitalismo basicamente reside onde o dinheiro fica, estado ou privados respectivamente.

A cultura do heroísmo trabalha com uma área de base emocional que todo ser Humano tem, A VAIDADE (não é atoa que é um dos pecados mortais). Na realidade não é só isso, mas tem outros factores como, QUERER AJUDAR, CRENÇAS etc. Mas o principal é mesmo a VAIDADE.

Tudo começa desde criança, com a necessidade de se sentir especial, ter atenção, ser um astro, apreciado por todos e todas, forte, robusto, como o Gaston no Bela e o Monstro. Também está altamente relacionada com aspectos naturais, como o conquista de território e o acasalamento.  No mundo natural, existe uma escolha objectiva sobre os parâmetros a serem tidos em conta para o acasalamento.

A necessidade de sentir, ESPECIAL, RECONHECIDO, ACEITE, ACLAMADO, HERÓI, que é vendida pelos meios de comunicação, faz crer e justifica como certo fazer-se mal a outra pessoa desde que esta pessoa seja MÁ.

O problema desta forma de pensar, está no facto de que MAU ou BOM  é uma questão de perspectiva. Neste sentido, o herói num lado é criminoso noutro. Assim como um bandido e seus amigos festejam terem morto um polícia, os polícias o acham um criminoso, e vice-versa.

Digo isso porque vejo muitas vezes documentários sobre o poder militar do USA, e constantemente dizem que é para combater os "BAD GUYs". Isso passa uma impressão de eles são os "GOOD GUYs", mas não são. Com toda esta propaganda de heróis, se repararem, os USA é o pais com mais super-heróis. Desde, Capitão América, Homem-Aranha, Batman, e blá blá blá, em prol  da justiça, blá blá blá, e termina sempre com o Save América.

Por incrível que possa parecer, todas estas técnicas vêm do..... comunismo. Faz tudo parte de propaganda, e de criar desde pequeno o gosto de ser herói. Desta forma em adulto, estará sempre disposto a oferecer a vida pela causa. 

Se analisamos, toda esta luta contra os BAD GUYs, quem mais mata no mundo são os intitulados GOOD GUYs, ao ponto de quando não têm BAD GUYs, criam e financiam BAD GUYs (e estes são mesmo bad), para que eles possam ser GOOD GUYs (estes são tão BAD como os primeiros).

Comentários