Mecanismos de defesa

Todo ser humano precisa de ter mecanismos de defesa (pelo menos na 3ª dimensão). Parte dos mecanismos são inatos à pessoa, outra vêm da educação e a última é adquirida. Este mecanismo faz parte integrante da auto-estima da pessoa, permitindo esta defender-se mais ou menos, ou mesmo escolhar não o fazer.

O mecanismo de defesa, muitas vezes pode ser confundido com o medo, o que é importante também, porque permite em muitos casos fazer com que a pessoa reaja de uma situação de perigo. Por isso, este medo também é uma ferramenta importante como um mecanismo de defesa

Ocorre muitas vezes crianças que são levadas por qualquer pessoa, porque esta não têm medo de seguir, dado que muitas crianças reagem mal quando estão presentes a desconhecidos. No caso da criança é justificável pela (talvez) falta de noção de perigo, estranheza ou outro padrão que a criança possa identificar.
No caso do adulto os mecanismos de defesa estão intrísicamente ligados a auto-estima. A forma como esta pessoa olha para si mesmo vai determinar como acha que deva ser tratada. Estes mecanismo são importantes principalmente nos casos conjugais que envolvam violência, tanto por parte do homem como da mulher.

Outra prática de falta de mecanimos de defesa são de pessoas que contam tudo a todo mundo. Normalmente estas pessoas tendem a querer atrair outras pessoas a sua volta, partilhando aspectos da sua vida, porque necessitam de aceitação ou aprovação de alguma ideia. Também acontece a muitas mulheres que não conseguem resistir a homens, principalmente quando estes impõe determinada pressão, e ao se sentirem coagidas a aceitam o que for. 

Ingenuidade é muitas vezes resultado de falta de mecanismos de defesa. A necessidade que muitas pessoas têm em fazer amigos ou conhecer pessoas, sem impor alguma filtragem, sem tentar perceber o que a pessoa realmente é. Normalmente este tipo de pessoas tem tendência em aceitar todo mundo pelas aparências mais superficiais, o que muitas vezes conduz a uma situação de estar rodeados de falso amigos. Mas este também é resultado da necessidade de querer tem amigos em quantidade e não necessariamente em qualidade.

No caso do homem é galinhisse mesmo, a carne é fraca. Na realidade no homem é capaz de ser mais grave, dado que existem aqueles que não exitam na presença de sexo fácil, muitas das vezes qualquer mulher em qualquer condição. O perigo está no facto de ele achar que é MACHO ao ter este tipo de comportamento, aliás sida reina por causa dele e delas com esta forma de pensamento.
O mais básico mecanismo de defesa é o respeito por si mesmo antes de qualquer outro. Normalmente alguém que se respeita dificilmente desrespeitará outra pessoa, porque não quer ser desrespeitado. O respeito pelo próprio corpo físico, moral, mental e espiritual é importante até para o equilíbrio da pessoa no dia-a-dia.

As pessoas com respeito por si mesmo tendem por escolher quem se aproxima delas, definem que são tratadas não com base no que as outras pessoas querem, mas sim com base naquilo que ela permite.  São pessoas que sabem dizer NÃO, aliás é uns dos primeiros passos para o desenvolvimento espiritual é aprender a dizer NÃO.
Os mecanismos de defesa devem estar balanceados, porque muitas vezes quando se tem muitos, acabamos por viver numa jaula para nos defendermos de tudo e nada. Muitas vezes estes mecanismos são activados depois de uma experiência traumática, activando então medos e receios na pessoa. Essa jaula criada pode ser boa para afastar as coisas más, mas muitas vezes afasta também as boas.

Respeito por toda integridade do indivíduo permite um melhor mecanismo de defesa que é o amor próprio.

Comentários

Minha Vida disse…
Adorei, amei td que li, gostaria de mais...e mais.
Minha Vida disse…
FANTÁSTICO... GOSTARIA MUITO DE ME CORRESPONDER COM O AUTOR,PARABENIZÁ-LO POR TAMANHA COMPETENCIA EM DESENVOLVER ASSUNTOS TÃO DIÁRIOS EM NOSSAS VIDAS.
PARABÉNS, EXELENTE BLOGGER.
Pode escrever para o meu email que terei todo gosto e responder. O meu email está no perfil.
copos de leite disse…
Em qualquer circunstancia de relacionamento devemos nos proteger nos poupando de nos expor e ter cuidado com a amizade a cada passo uma nova
descoberta e assim poderemos
conhecer aos poucos quem sao nossos amigos