Auto-estima I



A auto-estima é um problema que afecta boa parte da população, na maior parte das vezes, nem mesmo aquele ou aquela, que por obra divina, aparenta ter uma boa auto-confiança, por ter alguma característica que nós desejaríamos ter em nós mesmo, pode ser um engodo, porque provavelmente terá algo que ele próprio não gosta e gostaria de ter algo que temos.
Raiz do problema!? Infância na generalidade.

Factores que influenciam?! Aspecto físicos, psicológicos, em resumo, diferenças entre a nossa pessoa e um outro grupo de pessoas. Por incrível que pareça, um inteligente no meio de um grupo de "menos inteligentes" pode ser um factor de discriminação ou auto-descriminação. Muitas vezes confundimos aquelas pessoas que se elogiam em demasia como sendo pessoas confiantes, ou até muitas vezes convencidas. Estes excessos boa parte das vezes são consequência de uma baixa auto-estima.

A auto-estima pode também ser muitas vezes afectada, quando gostamos de alguém e posicionamos esta pessoa acima de nós próprios. É comum e muitos amores platónicos, em que se está interessado em alguém mas não se tem coragem em partir para luta, por achar que não somos suficientemente bons para esta pessoa.

Pessoas com baixa auto-estima e que pretendam mudar, têm que aprender a ser amigos de si mesmos e isso passar por conhecer a si mesmo.

Um dos erros que comentem está em tentar conhecer a si próprio através dos outros. Uma forma de se conhecer passa por escrever sobre si mesmo, escrever sobre o que gosta e o que não gosta. Para este problema, muito procuram psicólogos, terapeutas, etc, na esperança de encontrarem a solução neste profissional, mas esquecem que mesmo ele só pode ajudar se fizermos o trabalho interno, porque ele só nos orienta. E aí reside o maior tabu, que é, mexer nas dores ou cicatrizes passadas. A aceitação de que o passado passou, e que é necessário o nascimento de um novo eu, saber os próprio defeitos e qualidades, em resumo aprendizagem e aceitação de nós próprios, trabalhando no que precisamos de melhorar e aperfeiçoando já está bom, são passo que todos devemos seguir numa determinada época da nossa vida.

Comentários